Já se começam a ver os resultados do projecto “Manobras no Porto”. A iniciativa, que pretende dar aos habitantes, turistas e instituições da cidade as ferramentas para melhorar o Porto, já seleccionou alguns dos projectos que vão preencher o seu programa até 2012.

Ao longo destes dois anos, 420 projectos vão proporcionar largas centenas de eventos, espalhados no tempo e no espaço. Nesta primeira fase das “Manobras”, centenas de criadores, cidadãos e empresas locais dão o seu contributo para a cidade, respondendo às perguntas-base do movimento: “Que cidade é esta? Que cidade pode ser esta?”. Milhares participam, igualmente, como espectadores e/ou participantes das actividades. O ponto alto da iniciativa acontece de 28 de Setembro a 2 de Outubro, com diversas actividades a decorrer no Centro Histórico do Porto.

Da primeira convocatória à cidade, aberta a 17 de Julho, surgiram diversos projectos incluídos nas vertentes de Exibições, Instalações, Gastronomia, Conversas e Documentários.

Exibições
Na convocatória feita para Exibições foram valorizadas a inovação e a qualidade artística dos candidatos. O espaço foi aberto a todos os estilos de intervenções performativas e o financiamento ia de 250 a 1000 euros. Entre os projectos aprovados, há teatro de rua, dança, música, poesia, marionetas, cinema e fotografia.

Instalações
Relativamente às instalações, foram procuradas pela organização duas intervenções localizadas, uma intervenção dispersa e um sistema de sinalética. As escolas de arte, design e arquitectura foram os principais alvos de foco para esta “tarefa”. O investimento rondou os quatro mil euros.

Nenhuma das propostas para o Miradouro da Sé foi aprovada, pois o júri concluiu que “nenhuma reúne as qualidades requeridas”. O mesmo não aconteceu para o Miradouro da Vitória, que vai receber uma construção em calças e camisas da autoria de André Castro Vasconcelos. O sistema de sinalética ficou a cargo da Metroquadrado e a instalação dispersa será desenvolvida por João Lopes Cardoso.

Gastronomia
No ramo da gastronomia, a aposta foi feita na “comida portátil de inspiração tradicional”. Nesse sentido, a organização procurou “exploradores gastronómicos” para partilhar os pratos tradicionais de uma forma inovadora e ao ar livre, em bancadas ambulantes. Entre as seis propostas aprovadas, figura uma “Francesinha vegetariana portátil”, que estará a cargo da Casa da Horta, Associação Cultural.

Conversas
Já no que diz respeito ao tópico das “Conversas”, a convocatória tinha como objectivo levar instituições locais ou grupos com motivações sociais a propor debates e apresentações sobre o estado da cidade. Doze projectos, que abrangem temas como os sem-abrigo ou o cinema em formação, por exemplo, foram aprovados.

Documentários
Finalmente, na categoria de “Documentários”, diversos projectos, levados a cabo por amadores e profissionais, foram escolhidos para retratar o Centro Histórico do Porto. A organização pretende, com a atribuição de prémios de 750 e 1500 euros, incentivar a “actividade de documentário focava no Porto e no seu Centro Histórico”. Entre os projectos aprovados, figuram documentários sobre as tasquinhas do Porto ou o Mercado do Bolhão.