A Gema, empresa criada em 2007, é “detentora de uma dinâmica interna de criação de projectos inovadores” e, nas palavras de Diogo Melo, um dos responsáveis pelo projecto, o objectivo continua a ser conjugar a tecnologia e a criatividade: “a ideia sempre foi conjugar criatividade, tecnologia e inovação. São estes os três pilares”.

Em conversa com o JPN, Diogo Melo explicou que a ligação da Gema ao UPTEC surgiu de uma forma muito natural. Inicialmente, a Gema integrou o Pólo de Tecnologia, localizado na Asprela, mantendo sempre uma grande sinergia com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Depois disso, a empresa passou pelo centro da cidade do Porto, em pleno Pólo das Indústrias Criativas, onde era mais fácil conjugar a criatividade com a tecnologia. Actualmente, e perante o sucesso alcançado, a Gema já abandonou o Pólo das Indústrias Criativas do UPTEC.

Os projectos que a Gema oferece enquadram-se em duas grandes categorias. Por um lado, a ‘interactive media’, mais ligada à “engenharia de multimédia, a tecnologias interactivas, a touch, a multi-touch”. Por outro, a ‘incorporate media’, mais ligada “a conteúdos, à web e ao mundo digital”.

O conceito inovador e o espírito criativo da empresa atrai muitos clientes que procuram “diferenciar-se” no mercado, através de técnicas de comunicação diferentes que dão um grande espaço à interactividade, nomeadamente através do marketing interactivo, esclarece Diogo Melo.

Os projectos são desenvolvidos “à medida do cliente”, tornando-se únicos e personalizados de acordo com as características próprias e objectivos de cada empresa que procura os serviços da Gema. Desde a sua criação, a empresa “tem vindo a crescer de ano para ano”, nomeadamente no que respeita a facturação, a rentabilidade e o número de clientes.

Os responsáveis pela Gema garantem que já sentem alguma estabilização e espaço no mercado. No entanto, acreditam que a empresa vai continuar a crescer, ainda que a um ritmo diferente resultante, por um lado, da conjuntura actual e, por outro, da especialização da própria empresa que capta clientes mais fixos.