O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) foi formalmente criado em 2006, mas o projecto da sua criação já “remonta ao início dos anos 90”, tal como explica ao JPN Clara Gonçalves, uma das responsáveis pelo projecto.

Com o objectivo claro de apoiar “empresas de base tecnológica, oriundas da Universidade do Porto ou com relacionamento com a universidade” ou, ainda, apoiar “a instalação de centros de inovação empresarial”, o UPTEC começou a instalar as primeiras empresas em 2007, referiu.

Estudo Comparativo

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Manchester Business School estão a desenvolver um estudo comparativo das suas incubadoras. O objectivo é determinar qual o contributo dos projectos incubados e identificar potenciais pontos de melhoria dos serviços e recursos disponibilizados às empresas. O estudo individual de cada incubadora deve estar concluído até ao final do ano, e o estudo comparativo até 2012.

A grande transversalidade de áreas de conhecimento, tecnologias e de saber das diferentes empresas que compõem o UPTEC evidencia-se na divisão em quatro pólos distintos – o Pólo Tecnológico, o Pólo das Indústrias Criativas, o Pólo do Mar e o Pólo de Biotecnologia. Paralelamente a esta divisão, os pólos também se encontram separados geograficamente, respeitando a lógica das várias faculdades que compõem a UP, e que também elas estão dispersas geograficamente pela cidade.

Com uma lógica de “transferência pura de tecnologia associada à transferência de conhecimento”, a missão do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto passa, essencialmente, por apoiar e incubar empresas de base tecnológica, através de dois tipos de estruturas: as Incubadoras e os Centros de Inovação Empresarial, explicou Clara Gonçalves.

“A partir do momento que existem tecnologias, a partir do momento que existe conhecimento, obviamente que a nossa missão é valorizar esse conhecimento”, acrescenta.

As empresas que integram as Incubadoras recebem apoio para transformar as suas ideias em projectos empresariais sólidos, atendendo sempre às características próprias de cada projecto. Por outro lado, os Centros de Inovação Empresarial oferecem espaço e infra-estruturas tecnológicas que permitem a empresas nacionais e internacionais sediar e operacionalizar as suas actividades.

Muitas são as empresas que integram o UPTEC. Apesar de terem características próprias e filosofias diferentes, partilham o mesmo dinamismo, criatividade, inovação e vontade de triunfar no mundo empresarial. O JPN foi conhecer três destas empresas: a Gema, a Tecla Colorida e a Walk-On-Wind.