A Walk-On-Wind, empresa que entrou em funcionamento em 2007, fornece uma série de serviços e actividades naúticas, tentando assim aproveitar todo o potencial marítimo do Norte de Portugal.

Em conversa com o JPN, Tiago Pacheco, um dos responsáveis da empresa, disse que a Walk-On-Wind surgiu porque detectaram oportunidade, mercado para uma empresa com características tão próprias e inovadoras.

Natural foi também a forma como surgiu a ligação entre a empresa e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. A presença da Walk-On-Wind no Pólo do Mar assume uma importância extra ao fornecer serviços náuticos e equipamentos a outras empresas que estejam agora a iniciar a sua actividade, explicou Tiago Pacheco.

Na área dos serviços, a empresa tem tentado contribuir para o crescimento do mercado, oferecendo cursos de vela, acções de formação, experiências náuticas como baptismos de vela, despedidas de solteiro e organizando todo o tipo de eventos nacionais e internacionais na área.

Apesar das dificuldades de entrar no mercado empresarial e de turismo, Tiago Pacheco afirma notar mais receptividade a partir do momento em que a Walk-On-Wind começou a organizar eventos de maiores dimensões para grandes empresas.

A zona Norte do país tem um grande mercado marítimo para explorar, não só na área dos serviços, mas também na área da inovação e do desenvolvimento de produtos portugueses, (como roupa técnica, velas, barcos, entre outros), onde há também muito potencial. É exactamente nesse área que a Walk-On-Wind quer fazer uma grande aposta, incentivada também pela integração no Pólo do Mar.

“Até agora, tudo o que existe nesta área é importado, em Portugal, faz-se pouca coisa nesta área”, reforçou o responsável. A Walk-On-Wind regista já uma curva de crescimento assinalável, o que lhe permite ser auto-suficiente e lucrativa. Ainda assim, os seus responsáveis querem continuar a apostar na exportação, especialmente na área dos serviços.