É a Mulher Barbuda que vai abrir a 22.ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), no Mosteiro de São Bento da Vitória (21h30). O espectáculo de Jeanne Mordoj, “Éloige du Poil“, cruza circo e manipulação de marionetas, “mas de uma maneira muito pessoal, por um lado, e muito abrangente, por outro, na medida em que é um espectáculo que pode dizer bastante a muitas pessoas”, diz Igor Gandra, director artístico do FIMP. Jeanne Mordoj apresenta-se a solo e cria um “objecto muito raro, atípico e interessante, em que a artista se apresenta na figura da Mulher Barbuda”.

Do arranque do FIMP, a 16 de Setembro, sexta-feira, Igor Gandra avança nove dias na programação, directamente para 25 de Setembro, para destacar uma performance especial. O espectáculo de encerramento do festival vai ter lugar no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no âmbito da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. “Showroomdummies”, de Gisèle Vienne e Etienne Bideau Rey, explora a “fronteira entre o animado e o inanimado, assim como a relação entre a vida real e a sua representação”.

Espaços do FIMP

Como já vem sendo hábito, a programação do FIMP “espalha-se” pelo Porto. O Balleteatro, a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), o Mosteiro de São Bento da Vitória, o Teatro Carlos Alberto, o Teatro de Belomonte, o Teatro de Ferro e o Teatro Helena Sá e Costa recebem espectáculos, à semelhança de outros espaços da cidade. A zona da Cordoaria vai ter animação diária e até o terraço da Estação de Metro da Trindade conta com uma performance, a 22 de Setembro.

Pelo meio acontece o Baile dos Corpos Extraordinários, numa parceria FIMP – Manobras no Porto. Igor Gandra descreve-o como um “baile mandado em que os dançarinos – que podem ser qualquer pessoa disposta a bailar – são convidados a cumprir danças, mandadas por Mercedes Prieto, incorporando uma série de figuras e formas”, que já estão a ser construídas, em regime de oficina aberta num ateliê da Rua das Flores. “Vamos trabalhar, sobretudo, em torno de um repertório de danças tradicionais ibéricas, com algumas fugas e surpresas reservadas para quem participar”, revela o director artístico. O resultado pode ser visto em três ocasiões: a 24 de Setembro na Praça da Cordoaria, a 25 na Festa do Outono, em Serralves, e a 1 de Outubro, no Centro Histórico do Porto, inserido no projecto das Manobras.

Uma esplanada na Cordoaria

A Baixa do Porto é, uma vez mais, o ponto de encontro do FIMP com o público. De 16 a 24 de Setembro, na Cordoaria, o “Ateliê a Céu Aberto” convida à construção de marionetas e ao convívio com estes bonecos animados. Mesmo ao lado, no Campo dos Mártires da Pátria, a Esplanada FIMP promete um “Porto ao Pôr-do-Sol”, diariamente, a partir das 18h30.

É também na zona Cordoaria, desta feita na Rua de Trás, que tem lugar um dos espectáculos criados e produzidos pelo Festival de Marionetas. “Sombras da Rua de Trás” ocupa, a 23 e 24 de Setembro, pelas 22h00, janelas de três casas para a projecção de imagens manipuladas ao vivo, comunicando “memórias sombras, desejos de rua e assombros domésticos”.

“Temos uma perspectiva do FIMP muito aberta à cidade e muito partilhada. Se, por um lado, este festival tem um gesto de prolongamento também geográfico, com a ida a Guimarães, por outro também é um festival virado para a cidade e para as pessoas que cá vivem e que nos visitam”, justifica o director artístico.

“Estamos muito entusiasmados com a programação, com as propostas que os artistas nos trazem e com a perspectiva do envolvimento e da participação de um número alargado de pessoas, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos”, confessa Igor Gandra. “Este é um festival que, com 22 anos, é um evento marcante da vida cultural desta cidade e deste país”, conclui.

O preço das entradas nos espectáculos varia consoante o espaço e há descontos especiais para estudantes, séniores e profissionais do espectáculo, com ingressos a cinco euros. E para quem pretende assistir seis espectáculos, há ainda a hipótese de adquirir um Free-pass FIMP, por 50 euros, com direito a jantar.