50 cursos culinários, 30 cozinheiros conhecidos do público e três dias repletos de cheiros e sabores. São estes os ingredientes do “Essência Gourmet” que prometem transformar o Palácio da Bolsa, no Porto, num autêntico restaurante.

A 5.ª edição do evento arranca esta sexta-feira e leva à cidade do Porto uma mão cheia dos mais conceituados chefes de cozinha da actualidade: Chakall, Vítor Sobral, Filipa Vacondeus, Henrique Sá Pessoa e Ljubomir Stanisic são apenas alguns dos nomes que vão marcar presença no certame.

Ao longo de três dias, os visitantes vão fazer parte de “um conceito único: 100% interactivo entre o público e os chefes de cozinha convidados”, garante José João Santos, um dos organizadores do evento.

Com as “mãos na massa”

Da cozinha portuguesa ao sushi, “as pessoas podem aprender as mais variadas receitas lado a lado com o chefe de cozinha”, afirma José João Santos. Simultaneamente, o Salão Árabe do Palácio da Bolsa recebe as sessões de showcooking “O Chefe na Cozinha”.

Vai também estar disponível, para todos os visitantes, o “Mercado Gourmet”, onde estarão disponíveis para degustação e aquisição mais de 300 produtos delicatessen portugueses, desde os azeites aos chocolates, ou das conservas e compotas até aos enchidos e vinhos.

Um evento para graúdos e miúdos

Para os mais novos também estão previstas várias actividades. Ao JPN, José João Santos diz que o certame vai ter um “espaço dedicado às crianças” dos 6 aos 12 anos, “de forma a sensibilizá-las para a importância de uma alimentação saudável e variada”.

Para os que se deslocarem ao “Essência Gourmet” nas três noites do evento está programado um serão especial: a “Wine & Tapas Experience”, em que os vinhos da Sogrape podem ser harmonizados com tapas e petiscos num ambiente descontraído.

Os bilhetes para a 5.ª edição do “Essência Gourmet” já estão à venda e custam 15 euros por pessoa. Para os que querem participar na “Wine & Tapas Experience”, a entrada no evento fica por 30 euros. Este ano, cada entrada no Essência Gourmet reverte com 1,5 euros para para a Associação Bagos d´’Ouro. Durante o evento, quem comprovar que se deslocou até ao Palácio da Bolsa de Metro, recebe um desconto de dois euros na compra dos ingressos.