É a primeira vez que um jornal “sai das redacções” e vai “para o interior de uma universidade”. Dessa aventura nasceu um site que, diz o director do projecto P3, Amílcar Correia, “agrega conteúdos de sites universitários e está aberto à comunidade em geral”. A ideia é chegar a um público que “anda afastado dos jornais mais convencionais”, aos jovens leitores que não se identificam com a linguagem adoptada pelos meios de comunicação social mais comuns. Por isso mesmo, o P3 vai procurar “conteúdos apropriados para esse público”.

O projecto foi possível através de um consórcio entre o jornal Público e a Universidade do Porto, onde estão envolvidos a Faculdade de Letras e a Faculdade de Engenharia, bem como o INESC Porto. O consórcio termina em Dezembro de 2012, altura em que o projecto será, assume o director, “comercialmente rentável e assegurará a sua autonomia”. O conceito de parceria entre uma instituição privada como o Público e uma universidade pública como esta não ficará por aqui, pois é inédito e extremamente importante para ambas as partes”, acredita Amílcar Correia.

A ligação entre a UP e o projecto não se fica pelo simples assinar de papéis. A redacção do P3 situa-se no curso de Ciências da Comunicação, a funcionar no meio das salas de aulas e aberta aos mais curiosos estudantes. O próprio subdirector do projecto e gestor de redes sociais do site é o professor Paulo Frias, que dá aulas na UP e “é o elo de ligação do curso com o projecto”.

O P3 e o JPN

Por entre o conteúdo editorial publicado na página, o leitor vai encontrar “material do Público”, sim, mas também material de outros projectos universitários, como é o caso do JPN. “O JPN tem uma tradição e experiência que não pode ser ignorada. Tem toda uma audácia e toda uma garra que advém do facto de ter uma redacção eternamente jovem e constituída por pessoas que frequentam o curso ou que acabaram de o completar há muito pouco tempo”, diz Amílcar Correia. Portanto, não será de espantar se alguma reportagem ou artigo publicado no JPN passe a fazer parte deste site num futuro próximo.

Para além do conteúdo de outros jornais universitários, os estudantes do curso de Jornalismo também estão convidados a participar, aproveitando o P3 como “uma plataforma para publicar os seus trabalhos com uma visibilidade gigantesca”. “O P3 não é periférico ao Público e, por isso, é uma montra extremamente importante para mostrar o trabalho de pessoas que queiram explorar e desenvolver a sua criatividade”, explica o director do projecto.

A redacção é composta por seis jornalistas, um webdesigner, um webmaster e um editor de multimédia, mas está “completamente aberta aos contributos dos estudantes do curso e aos estudantes da Universidade em geral”. Aliás, diz Amílcar Correia, “o projecto vai ser alvo de vários projectos de investigação científica por parte de professores de várias faculdades”.