De Bragança a Olhão são 16 as cidades e vilas portuguesas que recebem mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI). O evento acontece já amanhã, sexta-feira, e, ao longo do dia, vão ser feitas dezenas de actividades onde os visitantes também vão vestir as famosas batas brancas de cientista.

Pessoas comuns com um trabalho extraordinário

Sob o mote “pessoas comuns com um trabalho extraordinário”, a Noite Europeia dos Investigadores acontece amanhã em vários países europeus e também em Israel. Uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia e que acontece sempre, desde 2005, na quarta sexta-feira de Setembro.

Na Invicta, a Universidade do Porto (UP) assume um papel de relevo para a realização das actividades. Desde 2005 que a Reitoria da UP acolhe todos os visitantes que, por um dia, trocam de profissões e tornam-se cientistas. Ao JPN, uma das responsáveis da iniciativa no Porto,Sofia Varge, garante que o objectivo da NEI é a “partilha de conhecimentos entre os cientistas e o público num abiente descontraído”.

Um evento informal com actividades lúdicas e informativas onde é importante “cativar as pessoas para a ciência”, explica a responsável.

Com as “mãos na massa”

A partir das 15h00 e até à meia-noite, quem passar pelo átrio da Reitoria da UP vai poder participar em dezenas de actividades. Desde jogos interactivos sobre a União Europeia a teatros de marionetas, passando por speed-datings com os cientistas ou até mesmo a ciclos de cinema científicos, os visitantes vão “colocar as mãos na massa”, diz Sofia Varge. A participação é gratuita e não há limite de idade. Um evento para miúdos e graúdos que conta, ainda, com a actuação de algumas bandas compostas, exclusivamente, por cientistas.

Nesta edição, a NEI comemora também o Ano Europeu do Voluntariado e, como explica Sofia Varge, “permite, pela primeira vez, que o público em geral possa participar na implementação e organização do evento”.