Há já três anos que o início do Outono, na cidade do Porto, é assinalado por Serralves com uma Festa, e 2011 não é excepção. No próximo domingo, 25 de Setembro, os portões do Parque de Serralves abrem, das 10h00 às 20h00, para receber todas as famílias e “reavivar antigas tradições e costumes”.

Oficinas de construção de animais de palha inspirados naqueles de verdade que vivem na Quinta de Serralves, aprender a fazer queijo e pão ou dar um passeio de burro mirandês são algumas das actividades que os mais pequenos podem escolher fazer.

Os Toques do Caramulo, grupo musical oriundo de Águeda, prometem fazer a festa com a sua mistura de músicas antigas, “passadas de geração em geração por pais e avós”, e novas sonoridades, mantendo sempre presente a “influência de grandes cantautores nacionais como Fausto ou José Afonso”. A estes juntam-se os Gaiteiros de Lisboa, considerados “um dos mais originais projectos de reinvenção da música tradicional portuguesa”.

Também o teatro marca presença nesta Festa do Outono. O “Baile dos Corpos Extraordinários”, uma criação no âmbito do Festival Internacional de Marionetas do Porto, é apresentado durante a tarde. Já no final da festa, “Mansarda”, da companhia Circolando, é uma “improvisação teatral que pode ter várias leituras e que se abre às histórias singulares de cada espectador”.

A entrada na Festa do Outono é gratuita. Em 2010, mais de 18 mil pessoas passaram pelo Parque de Serralves.