As comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo, amanhã, terça-feira, para a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, vão ser centralizadas em Viana do Castelo.
As celebrações contam com a participação dos cursos de Turismo da Universidade Portucalense e do Instituto Politécnico daquela cidade, revelou Júlio Meirinhos, vice-presidente da entidade, na passada quinta-feira.

As celebrações vão ser acompanhadas de “muitas visitas guiadas” na zona, realizadas em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo. De tarde, é a vez de Braga receber as celebrações oficiais, aproveitando uma visita ao Bom Jesus para “celebrar um protocolo de colaboração” e “apresentar o novo mapa turístico de Braga”.

A par das cerimónias oficiais, diversos brindes alusivos a Guimarães Capital da Cultura vão ser entregues aos turistas que visitem os postos de turismo e alguns monumentos normalmente de entrada paga estarão disponíveis de forma gratuita. A lista de monumentos pode ser encontrada no Facebook da entidade.

Aparte das comemorações oficiais, “mais de 70% dos municípios do Norte vão ter actividades” a assinalar o Dia. No total, vão ser mais de quinhentas acções, que serão realizadas “desde o Nordeste transmontano, passando pelo Porto”. “É um dia de grande afirmação do turismo”, garante Júlio Meirinhos.

No que diz respeito ao dinheiro envolvido, Júlio Meirinhos não quis adiantar números. “O dinheiro não nos preocupou. O que nos preocupou foi fazer acções que marcam e que dão uma imagem de simpatia ao turista que vem”, explica.

Actividades no Porto

A cidade do Porto vai começar o Dia Mundial do Turismo a receber os turistas no Aeroporto Sá Carneiro. Uma recepção mais calorosa que o habitual, que será acompanhada da oferta de alguns brindes.

Para além disso, serão realizadas duas visitas guiadas ao Centro Histórico do Porto, uma às 10h00 e outra às 14h00, em inglês e espanhol. A inscrição pode ser realizada até meia hora antes do início das visitas, que têm no Posto de Turismo da Sé o seu ponto de partida.

Será, igualmente, feita a reabertura do programa “Vamos Receber à Moda do Porto”, apresentado o ano passado. Na reabertura do programa, será feita a reflexão sobre o que já foi feito e o que falta fazer. Recorde-se que o programa já abrange 27 entidades e conseguiu formar 177 pessoas para melhor receber os turistas na cidade.

Este Dia Mundial do Turismo surge inserido na Seman Europeia do Património, pelo que algumas actividades desta semana podem coincidir com o Dia. As actividades das Jornadas Europeias do Património no Porto podem ser consultadas no site oficial.