Feito por cidadãos do Porto, o novo mapa, apresentado esta sexta-feira, quer divulgar uma cidade que existe além dos monumentos principais.

Ilustrado, desenhado e escrito por Carlos Azeredo Mesquita, o mapa contém muitos dos detalhes de uma vida no Porto, desde sessões de música jazz tocadas por estudantes à terça-feira, um roteiro gay ou uma visita à Fábrica de Velas, que vende órgãos em cera.

É, sobretudo, um mapa com curiosidades onde interessa não só o roteiro tradicional mas também a vida portuense. Com vista a desvendar o Porto em camadas, o lema deste projecto projeto – “Act like a Local” (“Agir como um local”) – propõe exatamente isso, agindo em prol do jovem turista.

O mapa USE-IT Porto mostra ao turista tudo aquilo que pode fazer na cidade aconselhando, por exemplo, visitas às praias e viagens curtas, de um ou meio dia, a Braga, Guimarães e Coimbra.

O USE-IT Porto é apoiado pelo Instituto Português da Juventude, pela Universidade do Porto e pela STCP e foram produzidos cerca de 80 mil exemplares. O Projeto USE-IT foi fundado em 1971, em Copenhaga, e desde então tem vindo a crescer. Hoje é possível encontrar mapas USE-IT em cidades da Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Republica Checa, Eslovénia ou Noruega.

Os mapas serão distribuídos gratuitamente pelos hostels, pela Universidade do Porto (para estudantes Erasmus), nos gabinetes internacionais das faculdades, nos postos de Turismo da Câmara Municipal do Porto e, também, em alguns locais seleccionados selecionados em Lisboa.