A seleção portuguesa de hóquei em patins alcançou o 3.º lugar em San Juan, num jogo frente à equipa surpresa da prova, Moçambique. Após uma eliminação das finais devido ao jogo contra a Argentina marcado pela arbitragem duvidosa e polémica, Portugal alcançou o último lugar do pódio da competição.

A equipa portuguesa, de início constituída pelos jogadores Ricardo Silva, André Azevedo, Reinaldo Ventura, Ricardo Barreiros e Luís Viana, chegou ao recinto de jogo com faixas pretas no braço em forma de protesto pela arbitragem do jogo das meias-finais. Os moçambicanos, treinados pelo português Pedro Nunes, preparavam-se para fazer história após uma derrota sofrida contra a Espanha por 4-3 nas meias-finais.

Apesar do início de jogo pouco favorável a Portugal, com um golo de Moçambique logo aos 3 minutos, a seleção portuguesa depressa entrou no ritmo e conseguiu o controlo. Luís Viana abriu o marcador para os portugueses e logo Diogo Rafael aumentou para 3-1. Na segunda parte, os portugueses ampliaram a vantagem com golos de Diogo Rafael (2), Ricardo Oliveira (1), Luis Viana (1), Reinaldo Ventura (1) e Ricardo Barreiros (1) e conseguiram o resultado final de 9-2.

O jogador moçambicano Carlos Saraiva (autor dos dois golos de Moçambique) sagrou-se como um dos melhores marcadores da prova com 13 golos, assim como o jovem português Diogo Rafael (11 golos). A Espanha sagrou-se tetra campeã e alcança Portugal com 15 títulos na modalidade.