O Porto não tem um skate park, mas isso não significa que uma equipa da cidade não possa vencer competições nesse terreno. No campeonato nacional inter-lojas, a equipa portuense da Kate Skateshop foi a vencedora.

Com esta vitória, os seus jovens skaters têm direito a um lugar nos campeonatos europeus, que acontecem a 8 de outubro, em França. No skate park Cosanostra, em Chelles, nos arredores de Paris, vão estar mais de 30 equipas em competição.

A Vans Shop Riot é uma competição organizada pela conhecida marca de calçado e, nesta que foi a sua primeira edição, teve lugar no skate park de Monsanto, em Lisboa a 17 de zetembro. O facto de a prova ter decorrido num skate park “ainda dá um sabor melhor” à vitória, diz Nuno Sousa, dono da Kate Skateshop, uma loja do Porto, e manager da equipa. “Conseguimos dar o nosso melhor num terreno que nos é pouco favorável”, confessa.

Ao todo são dez os skaters da equipa reunida por Nuno Sousa, mas nem todos puderam participar nas provas. O empresário e também praticante da modalidade apoia a patrocina os outros skaters, num esforço de desenvolvimento da atividade. Sete estiveram em competição na semi-final da prova mas, na final, apenas quatro tiveram oportunidade de mostrar o que valem. Agora todos vão viajar até Paris para os campeonatos europeus, uma recompensa que se junta à monetária, de cinco mil euros.

E porque o skate é uma atividade muito dependente de patrocínios e apoios, o empresário e skater vê neste prémio uma oportunidade. “No skate não há a ideia de que ganhar é melhor, mas esta vitória serve, também, para mostrar às marcas que há bons praticantes no Norte do país. Se calhar merecíamos algum respeito por parte delas”, considera Nuno. Maia e Ermesinde são duas das cidades onde estes jovens costumam praticar, em busca de espaços próprios. No Porto, a Casa da Música e a Praça da Batalha são os sítios escolhidos.

“Se a notícia chegar a quem manda, pode ser que se concretize a ideia de ter um skate park no Porto”, diz, já que iniciativa por parte dos skaters da cidade não falta. “Fomos a várias reuniões com a Câmara Municipal do Porto, em que nos deram um bom feedback, mas depois das eleições o assunto é encostado para o canto.”

Notícia atualizada às 11h43 de 4 de outubro de 2011.