O Manobras no Porto animou a cidade na passada semana. De 28 de setembro a 2 de outubro, os portuenses puderam assistir a bailados na Praça dos Leões, piqueniques no jardim das Virtudes, teatro nas Fontaínhas ou a casas de brincadeiras na rua de S. Miguel, entre inúmeras atividades.

Finda a apresentação à cidade deste Manobras, que vai acompanhar a vida cultura do Porto até 2012, é altura de fazer um balanço. Alselmo Canha, coordenador de conteúdos deste programa, revela ao JPN que “a adesão foi boa” e “a ambição mantém-se” para as “manobras” que ainda estão para vir.

Este projeto é composto por uma pequena equipa central do Porto Lazer e um outro grupo externo constituído por cinco elementos. O número de pessoas envolvidas em atividades encontra-se por compilar mas terá rondado várias centenas, de acordo com Anselmo Canha. No que se relaciona com público, o coordenador de conteúdos estima que “muitos milhares de pessoas foram tocadas pelo evento”. Contudo, o número exato “está ainda por apurar”.

Relativamente a futuras edições de evento é cedo para adiantar pormenores, uma vez que o programa se encontra numa fase “pós-Manobras 2011”. Sabe-se que está projetada uma segunda etapa para 2012, mas o balanço mais aprofundado só vai começar agora. Espera-se um período de propostas de acertos de rumo e análise às experiências que se deve estender até janeiro. “É prematuro comprometer o próximo ano”, diz o coordenador.