A Universidade do Porto (UP) venceu dois prémios na segunda edição dos Nutrition Awards nas categorias de Nutrição Clínica e Investigação em Ciências da Nutrição.

O Prémio na categoria da Nutrição clínica foi ganho com uma investigação da Faculdade de Ciências da Nutrição que associa o efeito protetor de ácidos gordos polinsaturados (em particular o ácido linolénico) à inflamação e controlo da asma. Com este estudo os autores pretendem concluir que é possível complementar o controlo da asma através de cuidados nutricionais e alimentares. O ácido alfa-linolénico pode ser encontrado em alimentos à base de plantas como as nozes e o óleo de soja.

O projeto da (FCNAUP) chama-se “Ingestão de Ácido alfa-linolénico e menor rácio de ácidos gordos polinsaturados n6:n3 associados a melhor controlo da asma” e foi desenvolvido pelos investigadores Renata Barros, André Moreira, João Fonseca, Luís Delgado, Maria Graça Castel-Branco, Tari Haahtlea, Carla Lopes e Pedro Moreira.

Na categoria de Investigação em Ciências da Nutrição o premiado foi o ISPUP com um estudo sobre a ingestão alimentar nas grávidas portuguesas. A conclusão da investigação permitiu aos investigadores criar uma fotografia da ingestão alimentar durante a gravidez e concluir que a maioria das mulheres em Portugal só começa a tomar ácido fólico na sexta semana de gravidez quando é recomendado que se comece a suplementação três meses antes da conceção. O ácido fólico está presente em vários alimentos como o feijão, os espinafres, abóbora, carne de porco e carne de vaca, maçã e laranja e deve durante a gravidez ajuda na prevenção de anomalias associadas ao primeiro trimestre de gravidez.

O projeto do ISPUP chama-se “Avaliação da Ingestão Alimentar nas Grávidas Portuguesas” e foi desenvolvido pelos investigadores Elisabete Pinto, Carla Lopes, Milton Severo, Elisabete Ramos, Sofia Correia, Susana Cabral, Isabel dos Santos Silva e Henrique Barros.

Os Nutrition Awards começaram em 2010 e pretendem distinguir os projetos nacionais que aliem a nutrição à saúde. A edição 2011 decorreu no dia 19 de setembro no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e teve um total de 68 candidaturas inseridas em sete categorias: Saúde Pública, Nutrição Clínica, Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Qualidade e Segurança Alimentar, Investigação em Ciências da Nutrição, Comunicação em Nutrição e um Prémio Especial de Jornalismo. Os prémios são atribuídos pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas e a GCI.