Segundo o 8.º ranking da Times Higher Education, a Universidade de Aveiro (304.ª), a Universidade do Porto (333.ª), a Universidade de Coimbra (355.ª), e a Universidade Nova de Lisboa (381.ª) são as representantes nacionais no topo da elite das academias mundiais.

Os critérios usados na elaboração do ranking foram os fundos disponíveis para investigação, o prestígio da instituição, o número de estudantes internacionais, o pessoal e colaboração com universidades estrangeiras, a ligação à indústria, o número de citações e a qualidade do ensino.

Este ano, a metodologia para elaborar a lista das melhores foi alterada de forma a colocar universidades de artes, humanidades e ciências sociais em pé de igualdade com academias de outras especializações.

De entre as 400 academias selecionadas, o destaque vai para as universidades norte-americanas e britânicas no top 200. Os Estados Unidos estão representados em 75 instituições, o Reino Unido em 32, a Alemanha e Holanda com 12 cada e o Canadá com nove.

No total das 400 universidades, a Europa lidera com 175 instituições, segue-se a América do Norte com 131, a Ásia com 60, a Oceânia com 27, África com 4 e América do Sul com 3.