O Dia Mundial da Arquitetura, celebrado na primeira segunda feira de outubro, foi este ano alargado a todo o mês. A Ordem dos Arquitetos, em parceria com instituições como a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e a Escola Artística do Porto, irá promover um conjunto de exposições, conferências e workshops em várias áreas da cidade do Porto.

Este projeto tem como objetivo englobar não só os estudantes e cidadãos relacionados com a área da arquitetura, mas também todos aqueles que se mostrarem interessados em desenvolver atividades ou apresentar ideias relacionadas com a própria cidade.

O responsável pelo pelouro da cultura da OASRN, Nuno Grande, afirma que esta edição pretende “sermuito mais que um roteiro ou guia cultural para a arquitetura no mês de outubro” e tenta incentivar o “contato em rede entre criadores e instituições com ações em torno da cidade e da sua arquitetura”.

Na FAUP, por exemplo, está patente a exposição “Anuária 11″, que concentra vários tipos de trabalhos de estudantes do ano lectivo anterior e pode ser visitada até dia 4 de Novembro. Outras áreas e espaços como Fundação Serralves, Galeria Olga Santos, Casa da Arquitetura, Exponor, Palácio da Bolsa e cinema Passos Manuel vão acolher, por exemplo, conferências, visitas, exposições e concertos.

A primeira edição do ARQ OUT pretende dar origem a diversos projetos relacionados com a arquitetura, incentivar o espírito criativo nos cidadãos e promover determinados espaços da cidade. Outro dos objetivos desta iniciativa é abranger outras regiões para além do Porto, medida que poderá entrar em vigor já na edição de 2012.

Palacete Viscondes de Balsemão acolhe “Memórias devolvidas à cidade”

Desde Dezembro de 2010, o Banco de Materiais apresenta ao público uma exposição que reúne uma mostra de espólio das últimas duas décadas, constituído por materiais de revestimento ou decorativos ligados à arquitetura e à imagem urbana da cidade do Porto.

A azulejaria de padrão produzida na região do Grande Porto e os azulejos de “fachada” que, a partir do século XIX, se tornaram parte integrante das cidades portuguesas são alguns dos elementos a destacar da exposição que celebra a arquitetura da cidade, tal como as iniciativas do projeto ARQ OUT.