O grau de Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto vai ser atribuído a Alain Tranoy e Patrick Le Roux a 10 de outubro, pelas 10h30, na Reitoria da UP.

30 anos depois da publicação de “La Galice romaine: recherches sur le nord-ouest de la penínsule ibérique dans L’Antiquitée” de Alain Tranoy e de “L’armée romaine et l’organisation des provinces ibériques: d´Auguste a l´invasion de 409” de Patrick Le Roux, a UP decidiu distinguir os arqueólogos que, ao longo das carreiras, sempre trabalharam na descoberta da História Antiga da região Norte de Portugal.

Os investigadores contribuíram ainda de forma significativa para a interpretação de um vasto património arqueológico na região Norte tendo como objetos de estudo, por exemplo, a Fonte do Ídolo, em Braga, ou o santuário de Panóias, em Vila Real.

A ligação com a Universidade do Porto fez-se sobretudo com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da UP, através de colóquios e da cooperação com vários docentes da FLUP ligados à arqueologia.

José D´Encarnação e Armando Coelho serão os padrinhos da cerimónia, de Alain Tranoy e de Patrick Le Roux respetivamente, que contará com várias individualidades do Norte do país.