Por mais um ano, a Universidade do Porto (UP) é eleita a Instituição de Ensino Superior com mais títulos no ranking nacional universitário, tendo conquistado 115 medalhas no Campeonato Nacional Universitário de 2011 (dessas 115, 41 são de prata e 33 de bronze).

A UP também está nomeada para equipa feminina do ano, pela equipa de Voleibol da Associação de Estudantes da FMUP, sagrada campeã nacional universitária. A equipa feminina conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Voleibol 2011.

O Troféu Universitário de Clubes vai ser entregue, este ano, pela primeira vez e a UP é a grande vencedora do galardão. Apesar de ser considerada a melhor Instituição de Ensino Superior do país na área do desporto universitário, a UP apenas conta com esta nomeação.

O Campeonato Nacional Universitário 2011 contou com a participação de cerca de 300 estudantes da instituição.