Num contexto de crise económica e social surgem novos desafios, mas também novas oportunidades. Foi assim que nasceu, em 2010, o Cidadania 2.0, um evento que pretende demonstrar que é possível melhorar o diálogo entre as instituições e os cidadãos através de plataformas online como o Facebook ou o Twitter. A segunda edição tem lugar esta quinta-feira, 13 de outubro, no auditório do Fórum Picoas, em Lisboa, entre as 9h00 e as 18h00.

Uma das novidades desta 2.ª edição prende-se com a possibilidade de qualquer cidadão, empresa ou organização candidatar-se com um projecto, que poderia expor durante o evento. O programa deste ano já está disponível e conta com vários exemplos de sucesso tais como o Governo Aberto do País Basco (Espanha), Vote na Web (Brasil), Landshare (Reino Unido) e a Junta de Freguesia de Carnide no Facebook (Portugal).

Relativamente à edição anterior, mantém-se o tom informal e o formato prático e gratuito. Ao JPN, Ana Neves, uma das responsáveis pela iniciativa em Lisboa, revela que o lema é “informar e inspirar”, num evento idealizado “para as ONG e para a Administração Pública”, mas aberto a todos os interessados. “Queremos trazer casos para mostrar o que é possível fazer, mas também para apresentar as implicações pela voz das pessoas responsáveis”, explica a organizadora, sócia e directora da empresa Knowman, que conta com a ajuda de Ana Silva e de Vítor Silva.

A 3.ª edição ainda não está prevista, mas a Ana Neves garante ao JPN que “se houver”, esta “será diferente” das anteriores.