O encontro “Ser voluntário no programa Porto Futuro” acontece esta terça-feira na biblioteca do Fundo Antigo da reitoria da Universidade do Porto(UP), pelas 17h30, e tem como objetivo apresentar o projeto aos voluntários inscritos. Este ano, os estabelecimentos de ensino que vão receber os voluntários pertencem aos agrupamentos de Escolas Augusto Pires de Lima, Infante D. Henrique e Augusto Gil.

Ao JPN, a interlocutora da organização com as escolas participantes e com a Câmara Municipal do Porto, Maria Clara Martins, garante que “o programa vai seguir a linha dos anos anteriores”, pelo que “não estão previstas grandes mudanças”.

Relativamente aos anos anteriores, Maria Clara Martins afirma que o feedback por parte das escolas tem sido muito positivo. As escolas normalmente apontam os alunos com maior necessidade de acompanhamento e “esses casos que têm sido indicados têm conseguido transitar” de ano. Segundo a interlocutora, é este sucesso que motiva tanto a organização, como os voluntários, a continuar com o projeto.

O Programa Porto de Futuro – Voluntariado Estudantil Tutorial teve a sua primeira edição em Maio de 2008. É um projecto promovido pelo Pelouro da Educação, Juventude e Inovação da Câmara Municipal do Porto, cujo principal objetivo é a diminuição do abandono e insucesso escolar dos alunos do ensino básico e secundário. Só os alunos da UP podem candidatar-se a voluntários.

O papel do voluntário é muito importante porque “é uma referência que aqueles meninos têm de alguém que chegou a um patamar a que eles também podem chegar”, afirma Maria Clara Martins. É alguém com quem os alunos podem estudar, tirar dúvidas ou simplesmente conversar, “como se fosse um irmão mais velho”.

As expectativas para este ano são altas e Maria Clara Martins diz que a adesão dos estudantes da Universidade do Porto tem sido grande. “Há alguns voluntários que se mantêm do ano anterior e até de outros anos”, mas também “há alguns voluntários que se inscreveram este ano de novo”.