Perante um panorama de crise, o antigo Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil (Citex) virou MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios. Este novo centro formativo resulta da fusão com escolas profissionais e encontra-se sediado no Porto. A fusão nasce tendo em vista não só uma melhor coordenação estratégica e operacional da formação no setor, mas também um aumento da economia de escala.

A ideia surgiu em 2006, mas apenas este ano foi possível concretizá-la. Sónia Pinto, diretora do MODATEX, realça que a extinção dos centros de formação foi possível através de protocolos entre as associações do setor – ANIVEC/APIV, ATP e ANIL -, juntamente com Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Na perspetiva de Sónia Pinto, o MODATEX consegue, com esta fusão, “ter uma abrangência nacional” e, ao mesmo tempo, “uma presença na esfera internacional com mais reconhecimento e legitimidade”. Apesar das mudanças, a estrutura dos cursos não sofreu grandes alterações, garante a diretora.Pelo contrário: o MODATEX prevê fortalecer a sua posição na comissão setorial, no que respeita a referências de formação e de novos perfis profissionais.

Para tentar perceber as principais mudanças com a nova direção, o JPN esteve no antigo CITEX, à conversa com um aluno do curso de Design de Moda, que garante que o ensino não perdeu a qualidade, encarando a cooperação entre as escolas como uma mais valia.

A atividade no novo centro de abrangência nacional abarca formação profissional nas áreas do Design Têxtil e Moda, Informática aplicada ao Design, Gestão e Marketing, Merchandising Visual, Arts & Crafts, Modelação e Confeção, Alfaiataria, Têxtil e Malhas, e Enobrecimento Têxtil.

Desde 1981 que o Citex contribui para a moda nacional, tendo passado pelo centro nomes como Katty Xiomara, Luís Buchinho, Nuno Baltazar e Nuno Gama.