A celebração e exploração dos meios digitais tem sido o mote do festival Future Places, que acontece no Porto desde 2008. Nesta 4.ª edição, Inês Castanheira destaca a criação de “plataformas de comunicação entre as várias áreas” como um dos objetivos, juntamente com a vontade de “fazer do Porto a cidade que desenha o futuro das culturas locais a partir de uma rede internacional de artistas, criadores, investigadores e académicos da área dos media digitais”.

Festival “99% free”

Os preços de entrada não são desculpa para faltar, uma vez que o festival prima pela marca “99% free”. Assim, concertos, exposições, conversas, palestras, eventos participativos, performances e jam sessions são totalmente gratuitos. À gratuitidade excluem-se apenas os workshops técnicos, orientados por formadores internacionais, especializados em modelação 3D e animação a partir de técnicas experimentais.

O destaque da programação de 2011 vai para a presença de Peter Sunde, um dos fundadores do site Pirate Bay, plataforma de downloads na Web, a quem se junta Elizabeth Stark, Gregg Perry e Sérgio Branco, no último dia desta edição, para uma discussão sobre a propriedade intelectual.

Os GANA, coletivo por trás do fenómeno Bruno Aleixo, são outro dos destaques. O evento resulta de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Universidade do Texas, em Austin, ao abrigo do programa em meios digitais UT Austin-Portugal, fundado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia.

Cidadania explorada em laboratório

Ao todo são cinco os laboratórios de cidadania e têm por objetivo “pôr os cidadãos e visitantes da cidade do Porto a pensar em assuntos sérios, de forma dinâmica, artística e criativa. Sobretudo de forma consequente”. Abertos ao público em geral, querem pôr “toda a gente a pensar no futuro”.

“Type the future” desafia o público a “escrever o futuro com blocos de letras no meio da rua”, a 19 e 29 de outubro, na Praça dos Poveiros, uma actividade que marcou a edição 2010 do Future Places. Nos mesmos dois dias, “Stories of Chairs” é o Porto a puxar “de uma cadeira e, juntamente com Paredes, contar as suas histórias”, numa iniciativa em cooperação com a Câmara Municipal de Paredes. Em “Will you marry us?”, David Trullo e Pablo Peinado trabalham sobre “processos de reciclagem, de mistura e de reconstrução da imagem fotográfica, convidando os visitantes a juntarem-se a outras tribos urbanas e integrarem uma foto de família”.

Já aqueles que participarem no workshop “Portugal Portefólio” são convidados a procurar “novas formas de dizer a cidade e novas imagens que simbolizem o Porto”, com coordenação de Eduardo Brito. Por fim, o “Radiate Yourself” prova que é possível montar um estúdio de rádio portátil, “que permita emitir e receber informação a partir do computador”. O objetivo é fornecer ao participante as ferramentas necessários para a realização de “streaming na web”. A coordenação da formação está a cargo da Rádio Zero, nas tardes dos dias 19 e 20 de outubro, no Espaço Maus Hábitos.