O Porto vai ser um dos palcos da 12.ª edição da Festa do Cinema Francês. Por cá, a inauguração está marcada para dia 19 de outubro, às 21h30, no Museu Serralves, com o filme “Les Émotifs anonymes”, de Jean-Pierre Améris.

Nesta 12.ª edição, a festa do cinema francês encarrega-se mais uma vez de exibir no Porto uma grande diversidade de filmes franceses, desde a comédia, drama, passando pelo policial.

Segundo Bernard Despomadères, responsável pela coordenação do Porto, o festival conta com uma produção muito alargada de filmes, que variam entre filmes comerciais e mais cinematográficos. O preço dos bilhetes é de 3,50 euros por sessão, um preço “simbólico”, segundo a organização do evento. As escolas podem assistir às sessões gratuitamente, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret, mediante incrição prévia.

As atenções estão voltadas para as ante-estreias, entre elas “HH, HITLER À HOLLYWOOD”, de Frédéric Sojcher, que conta com a atriz portuguesa Maria da Medeiros no papel da própria, assim como com a participação especial do realizador português Manoel de Oliveira. ” De vrais mensonges”, de Pierre Salvadori, com a atriz Audrey Tautou, e “Les femmes du 6éme étage”, uma comédia mordaz sobre a sociedade burguesa assinada por Philippe Le Guay são outras atrações.

A novidade este ano surge com a secção “Cannes em Portugal: 50 anos de primeiras vezes”, onde serão exibidos os filmes da 50.ª edição Semana da Crítica do Festival de Cannes. Destaque também para o cinema de animação, que terá espaço de destaque no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a 20 de outubro.

O festival prosegue depois do Porto para Guimarães, Faro e Coimbra. No Porto, a sessão de encerramento dá-se no Cinema Passos Manuel, no dia 23.

Lisboa, Almada, Porto, Guimarães, Faro e Coimbra são palco para a antecipada festa do Cinema Francês, depois de receber mais de 22 mil espetadores no ano passado.