Na segunda noite do festival, a Estudantina Universitária de Coimbra recebeu o prémio de melhor tuna a concurso no FITU – Festival Internacional de Tunas Universitárias. Ao longo dos dois dias, as surpresas foram mais do que muitas e fizeram com que a edição comemorativa dos 25 anos de FITU fosse um sucesso.

Além da presença inédita de duas tunas mexicanas a concurso, foram também convidadas a concorrer duas tunas espanholas que, aliadas à participação de Simone de Oliveira, madrinha do festival em conjunto com Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, tornaram esta edição do FITU um espetáculo memorável.

Além de vencer o grande prémio do XXV FITU da Cidade do Porto, a Estudantina Universitária de Coimbra levou também para casa os prémios de Melhor Pandeireta e Melhor Instrumental. Já os restantes prémios foram mais distribuídos, cabendo o prémio de melhor bandeira à TEUP (Tuna de Engenharia da Universidade do Porto), o de Melhor Solista à Tuna do Distrito da Universidade de Granada e o prémio público à Tuna de Medicina de Múrcia. Os prémios de segunda e terceira melhor tuna foram entregues à Tuna do Distrito da Universidade de Granada e à Cuarentuna de la Ciudad de México, respetivamente.

Simone de Oliveira honrada por ser madrinha

O primeiro dia do festival contou com bastante participação dos estudantes universitários, com especial destaque para a Faculdade de Engenharia da UP que, frequentemente envolta em picardias musicais com outras faculdades, apoiou avidamente a TEUP, uma das tunas a concurso que se destacou, positivamente, no primeiro dia.

O festival abriu com a participação dos jograis do Orfeão do Porto que, em cada apresentação, arrecadavam muitos sorrisos na plateia, esmiuçando temas atuais como a crise e recentes escândalos da imprensa cor-de-rosa para dar mais dinamismo e veracidade às suas apresentações.

Simone de Oliveira mostrou-se “
honrada
” em ser madrinha do festival. “Foi uma honra que eu só podia aceitar”, revelou, admitindo gostar muito de música académica” e do convívio com “gente nova”.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, também se mostrou satisfeito com o convite e, apesar de só chegar no intervalo do espetáculo, referiu que gosta de “ouvir as tunas académicas“, mostrando descontentamento por, após o 25 de Abril, acabarem com essas tradições, o que o impediu de ingressar numa tuna.

No primeiro dia atuaram, além de algumas das tunas a concurso: A Tuna de la Faculdad de Economia Universidad Nacional Autónoma de México, a Tuna Universitária do Minho e a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, os anfitriões TUP e TUNAF do Orfeão Universitário do Porto, que convidaram os padrinhos a subir ao palco para colocarem a fita dos 25 anos do FITU no estandarte do Orfeão.