Sob o lema de uma “cozinha de excelência a um preço acessível”, a cidade do Porto vai receber, uma vez mais, a iniciativa internacional do Restaurant Week. Entre 20 de Outubro e 2 de Novembro, restaurantes como Portucale, Praia da Luz ou o DOP unem-se para apresentar o que de melhor se faz na gastronomia nortenha. A reserva de mesa é obrigatória.

Com um único preço de 20 euros por menu, possibilita-se um “acesso democrático à restauração de topo, tornando acessíveis para o grande público restaurantes e menus, que não estão ao alcance da maioria dos portugueses”, explica Rui Amaral, diretor da iniciativa.

Este projecto tem uma forte vertente de cariz social. Por cada refeição, um euro é oferecido a instituições de caridade, como a CAIS e o Movimento das Mulheres de Vermelho. Esta prática tem obtido bons resultados, declara Rui Amaral, explicando que o Restaurant Week já doou “mais de 90 mil euros” no “total das doze edições realizadas em Lisboa, Porto e Loulé”. Silvia Gomes, uma das responsáveis do evento, acrescenta mesmo que a ajuda social “é incontornavelmente” a principal motivação do Porto Restaurant Week 2011.

Os participantes que decidirem aproveitar a baixa de preços para provar refeições gourmet, podem esperar, ainda, algumas surpresas.