O fim de semana não promete grande sobressalto nos corações dos adeptos cujas equipas ocupam a dianteira, mas escusado é dizer que o futebol é pródigo em resultados de deixar a afición boquiaberta. Que o diga o FC Porto que viu o Apoel regressar a Chipre com um ponto inesperado.

Olhando a nomes, é precisamente o adversário que viaja até ao Dragão no domingo, o Nacional da Madeira, quem mais pode protagonizar uma surpresa na jornada oito e acentuar o mau momento do FC Porto. Contudo, a equipa insular não é, de todo, a força coletiva da época transata e nem o fantasma da crise que paira na Invicta pode amparar as suas pretensões. Elementos como Bracali (agora dragão), Bruno Amaro e Orlando Sá rumaram a outras paragens e o técnico João Abel Silva procura ainda os melhores intérpretes para o figurino nacionalista.

Já Vitor Pereira, técnico azul e branco, vê-se a braços com um plantel desmotivado, no qual até os principais carburadores da máquina portista, que “triturou” os opositores no ano passado, como Moutinho ou Guarin, praticam um futebol desinspirado e trepidante. Para afastar o prenúncio de crise, nada melhor que uma vitória, frente a um adversário também em estado débil.

Quando entrar em campo, no domingo, às 18h15, o FC Porto terá em mão o resultado do Benfica que, sábado, às 20h e 15, vai a Aveiro para defrontar o Beira-Mar, equipa que atravessa uma fase de renovação. Curiosamente, o único jogo que levou de vencidao Beira-Mar foi fora de portas, frente ao Vitória de Guimarães. Pese alguma imprevisibilidade no estilo de jogo dos aveirenses, este Benfica, em evidente crescendo de forma, parte com toda a confiança, depois de alcançar a liderança isolada do grupo C da Liga dos Campeões, com uma vitória por 2-0 sobre os romenos do Otelul Galati.

Este “Leão” está mais feroz

Por seu turno, o rival Sporting vai ter pela frente o Gil Vicente, conjunto que este ano fez o Benfica tropeçar e causou algum desconforto ao Porto, em pleno Dragão. Os “leões” vêm de uma série entusiasmante de oito vitórias consecutivas e recebem os de Barcelos, segunda feira, às 20h15, na expetativa de um deslize do Porto ou do Benfica que lhes permita capitalizar mais ainda a ambição de chegar ao topo da classificação. A Liga Europa, essa, parece estar mais do que controlada depois do triunfo face ao Vaslui, da Roménia, por 2-0.

Sporting de Braga na ressaca europeia

Vindo também de afazeres europeus está o Sporting de Braga, que trouxe da Eslovénia, da partida contra o Maribor, a amargura de quem sabe que o jogo pendeu a seu favor e deixou esfumarem-se dois preciosos pontos. Apesar disso, a campanha interna dos arsenalistas dissipa dúvidas em relação à maturidade da equipa, que viu Rodriguez, Vandinho, Sílvio, Pizzi, entre outros, abandonarem o Axa.

O Feirense é o senhor que se segue na visita à Pedreira, domingo, às 20h15, e melhor é não subestimar as hostes de Santa Maria da Feira, que impuseram um empate ao FC Porto na quinta jornada.

Para este fim de semana estão também reservados os jogos entre o sensacional Marítimo (que ocupa o quinto posto e se encontra com os mesmos pontos de Braga e Sporting) e o Vitória de Setúbal, o Olhanense-Vitória de Guimarães e o Rio-Ave (única equipa que não soma qualquer triunfo) União de Leiria.

A ronda oito da Liga Portuguesa de Futebol abre hoje, sexta-feira, com o Paços de Ferreira-Académica, às 20h15.