Iniciou-se oficialmente mais uma edição do Portugal Fashion. Desta vez com a apresentação das coleções primavera/verão 2012, cinco dos principais designers nacionais fizeram com que os convidados ficassem rendidos ao seu talento. Desde criações cosmopolitas ao revivalismo dos anos 60, a Alfândega do Porto recebeu da melhor maneira um dos maiores eventos de moda nacional.

Luís Buchinho

Este ano coube a Luís Buchinho a honra de inaugurar mais uma edição do Portugal Fashion. Numa coleção urbana e cosmopolita, o designer propôs uma primavera/verão desportiva mas elegante, para jovens citadinos que querem aliar o estilo ao conforto. Numa palete dominada por diferentes tons de azul e verde, sobressaíram detalhes como os fechos, os cordões e uma mistura de tecidos contrastantes.

Anabela Baldaque

Depois de um início de noite marcadamente moderno, Anabela Baldaque apresentou-nos um romantismo pitoresco, com algum revivalismo da década de 60. Uma coleção leve, feminina, inocente e algo campestre, com simples vestidos curtos, calças à boca de sino e golas redondas. As flores surgiram também em diferentes interpretações, quer em padrões, aplicações de tecido ou bordados em corda. A escolha das cores recaiu sobre o branco e os vários tons pastel, como o amarelo, o verde, o rosa ou o azul, de onde se fizeram notar alguns apontamentos de brilho e lantejoulas.

Júlio Torcato

E como a moda não se faz só no feminino, Júlio Torcato prosseguiu a noite com as propostas para homem, que tiveram como inspiração “um verão em New York com Andy Warhol”. Foi, por isso mesmo, uma coleção energética que acabou por refletir tanto a cidade como o artista que lhe serviu de mote. A clássica combinação de calça, camisa e blazer surgiu reinventada por cortes rigorosos, silhuetas slim e pelas cores vibrantes. Tudo isto, numa coleção que soube aliar na perfeição o algodão, o linho e a seda.

Storytailors

Para terminar a noite, o Porto reencontrou a dupla mais sonhadora da moda nacional: os Storytailors. Numa coleção intitulada “Under my Skin”, que pretendia revisitar o ADN da marca, destacou-se o romantismo que tanto a caracteriza, desta feita com uma recém-encontrada subtileza. Os tecidos leves e transparentes, as rendas e a inspiração na lingerie, conseguiram criar um jogo de sedução que teve tanto de feminino, como de elegante. E se os tão afamados corpetes não podiam faltar, a verdade é que foram as silhuetas definidas, inspiradas nos anos 50, que assumiram grande parte do protagonismo.

Momentos antes do desfile, João Branco, um dos criadores, revelou em exclusivo ao JPN qual a inspiração para esta coleção, e como foi descobrir que, no próximo mês, vão representar Portugal na “World Fashion Week”, em Nova Iorque.

O Portugal Fashion continua nos próximos três dias, sendo esta sexta-feira o início da apresentação dos jovens criadores, pelas 18h30, no Espaço Bloom. Antes disso, os desfiles vão ter início às 18h00, com a apresentação de vários designers de jóias.