O último dia da edição de 2011 do Festival Future Places foi marcado, além da presença de Peter Sunde e Elizabeth Stark, pelos GANA – Guionistas e Argumentistas Não Alinhados, projeto responsável pelo fenómeno Bruno Aleixo. A sala estava completa. Não havia mais cadeiras disponíveis e foram várias as pessoas que tiveram de ficar em pé para ouvirem o trio responsável pelo programa humorístico.

João Moreira, João Pombeiro e Pedro Santo contaram, num tom marcadamente humorístico, a história dos GANA. Três computadores que comunicavam através do MSN bastaram para que o coletivo começasse a trabalhar. A falta de verba fez com que a animação do programa, segundo João Moreira, fosse, “assim, um bocado tosca. Minimalista, vá”.

Mais tarde, foram convidados pela SIC Radical para fazerem um programa exclusivo para o canal. As audiências eram muito baixas, daí terem decidido fazer uma edição online para a Sapo Vídeos. E foi pela Internet que os GANA chegaram ao Brasil.

O sucesso internacional foi uma surpresa para os criadores, já que era ponto assente que não fariam “humor de atualidade”, com piadas políticas e sexuais. Ao invés, apostariam num humor regional, com referências a situações da sua infância. Julgam os criadores que este tipo de humor regional funciona por um de dois motivos: identificação ou estranheza.

No entanto, foi com a rádio que chegou toda a notoriedade. Inclusivamente, chegaram ao top de downloads de podcasts do iTunes Portugal. A postura de gratuidade, diz João Moreira, remete a uma passagem da Bíblia, que cita: “Dai de graça aquilo que de graça recebeis”.