O FC Porto é o primeiro a entrar em campo nesta jornada. Hoje, às 20h15, o Estádio do Dragão acolhe o FC Porto-Paços de Ferreira, depois de há uma semana os “dragões” terem acalmado o tom das críticas por expressivos, mas não convincentes 5-0, frente ao Nacional. Por isso, na mente dos jogadores azuis e brancos não pode estar o compromisso com o Apoel da próxima terça-feira, em Nicósia, para a Liga dos Campeões.

Além de não beneficiar do desafogo na classificação que já tinha por esta altura no ano passado, a maré de más exibições que afeta o clube da Invicta não permite gestão de esforço ou falta de laxismo no jogo desta noite. Os “Castores” vêm ao Dragão com confiança renovada pela vitória conseguida na Mata Real contra a Académica, na ronda anterior. O confronto com o FC Porto tem a curiosidade de opor o treinador dos pacences Luís Miguel ao seu cunhado, o técnico portista Vítor Pereira.

Já o rival Benfica defronta no sábado a Olhanense, às 20h30, no Estádio da Luz. Os encarnados procuram a terceira vitória consecutiva na Liga, mas pela frente terão uma das equipas sensação do campeonato. O conjunto de Olhão ocupa um surpreendente sexto lugar, vem de uma vitória por uma bola a zero sobre o Vitória de Guimarães e promete complicar a vida às Águias.

Javi Garcia está em dúvida para a partida, devido a um traumatismo na perna esquerda, e Maxi Pereira, apesar de recuperado de lesão, deve ser poupado por Jorge Jesus, a pensar no encontro com o Basileia, na próxima quarta feira.

É desta?

A pergunta anda nas bocas dos adeptos…adversários, entenda-se. Nos últimos anos, a pobreza exibicional e a inconstância de resultados do Sporting foi tal que é difícil crer no percurso praticamente imaculado da equipa de Alvalade nesta temporada. Os rostos fechados e nervosos nas bancadas do Alvalade XXI deram lugar à euforia galopante de jornada para jornada.

Este domingo, o Sporting desloca-se a Santa Maria da Feira com a décima (!) vitória seguida no horizonte. Para alcançar o feito, os “leões” não podem encarar a partida de ânimo leve, pois embora o Feirense venha de uma derrota por 3-0 com o Sporting de Braga, nunca é de mais recordar que os “Azuis da Feira” roubaram pontos ao FC Porto e ao Marítimo. O Feirense-Sporting começa a jogar-se às 20h15.

Os guerreiros do Minho estão de volta

Precisamente o Sporting de Braga, é um dos actores de um dos embates mais apetecíveis do fim de semana. Sábado às 18h15, os arsenalistas vão até Coimbra para enfrentar a Académica, treinada pelo ex-portista Pedro Emanuel. A Briosa viu o seu começo notável ser beliscado nas duas últimas jornadas, onde perdeu com FC Porto e Paços de Ferreira, mas continua a ser uma equipa a temer.

Do outro lado, o Sporting de Braga parece ter recuperado o fôlego, após resultados negativos contra a União de Leiria e o Maribor, para a Liga Europa. A ansiedade motivada pelo jogo decisivo de quinta-feira, novamente com o Maribor, agora no Axa, pode ser um factor a explorar pela Académica.

Nacional-Beira Mar, Leiria-Vitória de Setúbal e, numa luta entre aflitos, Vitória de Guimarães-Rio Ave são outros jogos da ronda nove da Liga ZON Sagres, que termina, na segunda, com o Gil Vicente-Marítimo, às 20h15, no Estádio Cidade de Barcelos.