Porto e Benfica eram favoritos mas a jornada não foi assim tão fácil.

Na passada terça-feira, o FC Porto deslocou-se ao Chipre para defrontar o APOEL, em Nicósia. Os 23 mil adeptos que encheram o estádio foram incansáveis durante toda a partida; já os jogadores demonstraram apatia e um baixo ritmo de jogo.

O Porto até entrou bem com uma pressão alta a tentar forçar o erro do adversário, mas a garra portista acabou por desvanecer durante a primeira parte e, aos 41 minutos, Ailton abriu o marcador após marcação de grande penalidade, cometida por Mangala, na sua estreia a titular pelo Porto na Liga dos Campeões.

A segunda parte não foi muito diferente da primeira. Contudo, só aos 62 minutos é que Vítor Pereira trocou Fernando e Varela por Guarín e James Rodriguez. Aos 87, James sofre falta na grande área e o árbitro assinala grande penalidade. Hulk não desperdiça e empata o jogo. No entanto, o empate soube a pouco, pois no minuto seguinte, Manduca (ex-Benfica) marcou o segundo do APOEL, numa jogada de contra-ataque, selando o resultado final em 2-1. O Porto é agora obrigado a ganhar ao Shaktar, na Ucrânia, e ao Zenit, no Dragão, caso queira qualificar-se para os oitavos-de-final.

O Benfica recebeu na Luz a equipa suíça vinda de Basileia. O jogo até começou bem para as águias, com Rodrigo a demonstrar engenho para o golo, logo aos 4 minutos da primeira parte, mas a máquina oleada de Jorge Jesus acabou por diminuir a intensidade ofensiva. O Benfica ia para o intervalo a ganhar e com a qualificação provisoriamente garantida.

Aos 64 minutos, Huggel empatou o jogo por deslize de Maxi Pereira. O Benfica tentou reagir mas sem sucesso, com um resultado que os suíços só tiveram que saber gerir. Raul José, que substituiu Jesus no banco, ainda fez entrar Cardozo e Aimar, mas nada mudou.

A qualificação, que parecia garantida, não o foi e o Benfica vai a Manchester na próxima jornada, num jogo que se prevê difícil para os encarnados. O grupo das águias ainda está em aberto. As equipas portuguesas estão agora obrigadas a ganhar.

Barcelona, AC Milan e Real Madrid já estão apurados para a próxima fase.