A STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) vai apresentar “perturbações no serviço entre as 10h00 e as 16h30, em virtude de um pré-aviso de greve apresentado pelas Organizações Representativas de Trabalhadores”, como se pode ler em nota de imprensa enviada pela empresa.

“O Pré-Aviso de Greve afectará o serviço aos clientes no período referido, sendo assegurada a realização do serviço público normal nas horas de ponta da manhã até às 10h00 e, de tarde, a partir das 16h30, prevê-se a regularização do serviço”. Durante este período limitado de tempo, não serão afetadas as seguintes linhas, que mantêm o serviço normal: 10, 55, 61, 68, 69, 70, 94 e ZR.

Já a CP (Comboios de Portugal) informa, na sua página da Internet, que não está prevista, durante toda esta terça-feira, a “realização de comboios”.

Na Metro do Porto, como já vem sendo hábito, “não houve qualquer convocatória de greve”, explica Jorge Morgado, do gabinete de comunicação da empresa, dado que esta pertence a um consórcio privado.

Assim, de acordo com Jorge Morgado, a “oferta do serviço mantém-se”. A experiência noutras greves do setor permite ao diretor de comunicação da Metro do Porto acrescentar que a oferta da empresa é “suficiente para transportar todos os clientes”, razão pela qual as linhas não serão reforçadas.