É já amanhã, sexta-feira, que começa a quarta edição do “Documente-se!”, no Museu de Serralves. Neste ciclo, são apresentadas diversas propostas nacionais e internacionais que têm como tema a manipulação da realidade, com um especial enfoque nas Artes e nas Ciências Sociais.

Preços

Um desconto especial de 50% foi pensado para os estudantes. O restante público paga 7,50 euros por espetáculo, três euros por cada sessão de cinema e tem acesso gratuito às instalações e conferências.

O ciclo, que decorre de 11 a 29 de novembro, está divido em dois momentos, um primeiro que decorre de 11 a 14 de novembro, sendo que o segundo acontece de 25 a 29 de novembro. Durante estes dias, será possível assistir a vários projetos artísticos, que vão desde as peças de teatro a sessões de cinema, passando por performances, concertos e acesso livre a livros. Segundo a organização, “perspetiva-se que o Ciclo tenha uma ótica de aprendizagem, de aproximação ao público” e que “proporcione aos artistas uma oportunidade de criarem novas propostas criativas.”

A abertura está marcada para as 22h00 no Auditório de Serralves com a peça de teatro “What i heard about the world”, que, num cenário minimalista, aborda temas como a interpretação subjetiva de cada indivíduo ou como a realidade e o falso podem andar de mãos dadas.

Destaque, ainda, para a estreia mundial de “Austerlitz Duplicate”, instalação audiovisual que reencarna os 20 minutos do documentário “Theresienstadt”, conhecido pela sua autenticação de imagens e por ser o único documentário com imagens de propaganda nazi. Esta instalação do documentário de 1994 tem lugar nos dias 12 e 13 de novembro.

Outra estreia mundial acontece a dia 13 de novembro. “Kashmir“, que junta a música e o cinema num espetáculo de sons e imagens, tem como tema os conflitos entre Índia e o Paquistão pela conquista do território da Caxemira. O trio Dawn of Midi tem um contrabaixista indiano, um percursionista paquistanês e um pianista marroquino, e uniu-se ao realizador Prashant Bhargava neste projeto. A peça de teatro “Black Tie” fecha o ciclo, dia 29 de novembro, às 22h00.

A organização deste “Documente-se 2011!Manipule!” esteve a cargo do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves, do Departamento de Sociologia e do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa. Esta união permite, diz a organização, juntar “o olhar da ciência e da investigação” ao “olhar do campo artístico”.

Notícia atualizada às 16h45 de 22 de novembro de 2011