Foi em setembro de 2010 que tudo começou. Depois da página oficial do Facebook arrancou o site e, até hoje, nunca mais parou. A inculta.tv nasceu das mãos de Carlos Morais e Paulo Pimenta para divulgar a cultura do Porto.

E um ano depois, o espírito mantém-se. Ao JPN, Gabriela Poças, uma das mentoras do projeto, garante que o trabalho desenvolvido por toda a equipa “é uma afirmação, uma crença de que existe muita atividade cultural no Porto”.

Desde o teatro à música, do cinema à performance, a inculta.tv já produziu mais de 200 vídeos de instituições consagradas no mundo do espetáculo ou até mesmo de projetos pouco ou nada divulgados. Ainda assim, Gabriela Poças lembra que é “preciso repensar a inculta.tv”. O objetivo? Alargar o trabalho desenvolvido no Porto para outros pontos no Norte do país. “Queremos chegar a Braga, Vila Real ou até mesmo Guimarães”. Com uma equipa de 8 elementos, a vontade é a de “intensificar a produção de vídeos culturais da cidade”.

A inculta.tv vai “continuar a andar por aí”

No “ar” há um ano e dois meses, Gabriela Poças garante que o principal objetivo da inculta.tv foi conseguido: “não desistimos. Mas agora queremos mais”. O projeto vai ser “repensado pela equipa”, mas uma coisa é certa: “temos a ambição de sair da Internet e passar para a televisão”.

Mas para já, é tempo de celebração: a inculta.tv festeja o primeiro aniversário este sábado, 12 de novembro, no Maus Hábitos com música, performance, DJing e projeções. Uma festa que conta com as atuações de Fat Freddy, Zurich Dada, Pedro Fiúza, Jeux d?Enfants e dos Numa Norma. As portas abrem às 23h00 e a entrada é livre.

A inculta.tv vai aproveitar a ocasião para “sair do armário” mas, segundo Gabriela Poças, mantém-se fiel ao lema inicial: “vai continuar a andar por aí” a divulgar as atividades culturais da cidade do Porto.