Duas das mais conhecidas obras do intemporal Tchaikovsky – o “Quebra-Nozes” e o “Lago dos Cisnes” – regressam ao Porto para sessões que prometem, nas palavras de Fernando Tavares, da produtora Depois das Ideias, “uma experiência emocional”, mesmo para aqueles que não têm “uma cultura de dança ou coreográfica”.

A estreia é feita, esta quinta-feira, com “O Lago dos Cisnes”, a história de amor do Príncipe Siegfried e da Princesa Odette, que retrata a força da paixão – capaz, até, de quebrar feitiços. Volta a 19 de novembro, sábado, ao deixar sexta-feira para o “Quebra-Nozes” – a história do boneco que se transforma num soldado de carne e osso e que consegue vencer uma batalha contra um exército de ratazanas. O “Quebra-Nozes” fecha o ciclo de bailado, no domingo, a 20.

Fernando Tavares explica ao JPN que o público do Porto “aprecia e adere a este tipo de espetáculo”, daí a contínua aposta no ballet.

“Apesar da crise”, o responsável salienta que a expetativa de adesão é bastante grande, já que, além de “uma companhia muito referenciada e proveniente do maior centro cultural europeu”, o Imperial Hermitage of S. Petersburgo, o valor dos bilhetes (entre os 20 e os 45 euros) e as condições da sala são bastante “vantajosos” para os interessados.

Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras do Rivoli e nos restantes locais habituais. As reservas podem ser feitas para o telefone 22 339 22 01.