De 19 de novembro a 22 de dezembro, na antiga escola de deficientes auditivos do Porto, é possível observar obras da britânica Charlotte Moth e da dupla portuguesa !Von Calhau!, constituída por Marta Baptista e João Alves.

A exposição resulta do Projeto Residências Artísticas, uma parceria entre a Sonae e a Casa Museu de Serralves. Aos três artistas foram disponibilizados espaços de trabalho e condições de produção que lhes permitiram produzir obras inéditas. Charlotte Moth esteve no Porto cerca de quatro meses. Todas as obras expostas foram desenvolvidas durante a sua estadia e, segundo a responsável pela comunicação da Sonae, a artista “está apaixonada pela cidade”.

Charlotte Moth alimenta, desde 1999, um banco de fotografias analógicas a que chama Travelogue. Tem como principal inpiração a arquitetura, nomeadamente edifícios modernistas. A artista não poderia estar mais satisfeita, não fosse a cidade Invicta conhecida pela qualidade e irreverência arquitetónica.

A dupla !Von Calhau! apresenta outro tipo de trabalhos. Nesta exposição, vai ser possível observar música e filmes mudos. No fundo, pequenas performances, como é o caso da Sala Escura, que caracteriza o seu trabalho.

O Instituto Araújo Porto foi desativado há cerca de dois anos e funcionou durante grande parte do século como uma escola para surdos-mudos. A escolha do local corresponde ao recente interesse de muitos artistas em repensar modelos pedagógicos e de transmissão de conhecimento. Responde, ainda, à importância crescente que a oralidade tem assumido nas manifestações artísticas. “O objetivo foi fomentar um espaço para a criação e aproximar a arte às comunidades”, dizem.

A exposição está distribuída por quatro salas e um antigo ginásio. Vai ser inaugurada no próximo sábado pelas 16h00 e, durante o período de exposição, vai estar disponível de quarta a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e sábados, das 12h00 às 19h30.