A próxima edição do Fantasporto já tem realizador para homenagear. Karen Shakhnazarov, “um dos mais importantes realizadores russos da atualidade”, diz a organização, será o grande homenageado do Fantas 2012.

Para além de realizador, Shakhnazarov é, ainda, argumentista, produtor e diretor do maior estúdio de cinema russo, a Mosfilm.

Karen Shakhnazarov não é estranho a prémios e participações no Fantasporto. Em 2010, o realizador já havia sido premiado pelo filme “Ward Number 6”. Com esta distinção, os cinéfilos poderão esperar encontrar pela edição 2012 diversos filmes de Shakhnazarov, escolhidos pelo próprio.

Karen Georgievich Shakhnazarov nasceu a 8 de Julho de 1952 em Krasnodar, Rússia. Em 1975 realizou o seu primeiro filme, sendo que a sua primeira longa-metragem surgiria quatro anos depois. Karen Shakhnazarov é, ainda, responsável pela maioria dos argumentos dos filmes que já fez. O realizador encontrou reconhecimento internacional com o musical “We’re From Jazz”, filme de 1983 que retrata a URSS dos anos 20. O toque de fantasia presente nos filmes de Shakhnazarov explicam a homenagem do Fantasporto.