Uma tese de doutoramento que também é uma exposição: a ideia é da escultora Rute Rosas, que cruza o universo académico com o universo artístico. A artista garante que sempre foi a sua intenção “juntar a prática à teoria”.

Para a tese “A Autocensura como Agente Poético Processual da Criação Escultórica – Projetos, Processos e Práticas Artísticas”, Rute Rosas quis perceber quais os processos que levam à criação de uma obra e como é que esses mesmos processos, conscientes ou inconscientes, influenciam cada um dos autores.

Depois da investigação, a escultora garante que “há partes do processo (de criação) que são muito intuitivas e que têm a ver com a experiência vivida”. Por outro lado, existem “muitas sensações que fazem parte do sentimento humano e artístico”. Ainda assim, o estudo “é inconclusivo”, explica, porque “tem a ver com processos de vivência”. “Não há nenhuma fórmula exata porque estamos a lidar com questões muito individuais”, diz a artista. Mas de uma coisa Rute Rosas tem a certeza: “as verdades da arte são as próprias obras de arte”.

Agora que a tese de doutoramento já foi defendida, o trabalho pode ser visto no edifício da Reitoria da Universidade do Porto (UP) e, também, na Faculdade de Belas Artes (FBAUP). A exposição é composta por um objeto escultórico composto por todas as páginas que compuseram a tese. Ou seja, cerca de 400 páginas, “com a própria investigação, entrevista aos artistas e aos próprios estudantes”, afirma a escultora. Além das obras da escultora, a exposição conta, ainda, com trabalhos dos artistas e dos estudantes referenciados ao longo da tese de doutoramento.

Um trabalho pouco comum em Portugal porque, de acordo com Rute Rosas, “é mais simples, em termos de estrutura e de financiamento, colocar uma tese em que se faz apenas uma leitura sem a montagem de uma exposição”. Ao JPN, a artista garante que o país ainda não está preparado para este tipo de trabalhos académicos.

Para os mais curiosos, a exposição pode ser visitada até à próxima sexta-feira, dia 25 de novembro. A entrada é gratuita.