Hoje, pelas 17h00, o Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (UP), vai ser o palco de uma homenagem a todos os docentes e investigadores que foram demitidos pelo Estado Novo. Uma iniciativa que vai ser repetida em todas as universidades que também viram os professores afastados: Lisboa, Técnica de Lisboa e ainda Coimbra.

Na sessão solene que acontece esta tarde na Reitoria da UP vão discursar o reitor José Marques dos Santos, do presidente da Fundação Professor Francisco Pulido Valente, João Monjardino e ainda o historiador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Manuel Loff.

Depois da cerimónia onde vão ser lembrados os professores demitidos e onde vai ser discutido o impacto que o afastamento teve nas universidades, vai ser descerrada uma placa evocativa onde figuram todos os 42 docentes e investigadores afastados do ensino em Portugal.

Na UP foram demitidos 8 professores por razões políticas: António de Barros Machado, Henrique Vitor Ziller Perez, Luís Neves Real, Alfredo Pereira Gomes, Jorge Alberto Delgado de Oliveira, Laureano Barros e os já referidos Abel Salazar e Ruy Luís Gomes.