Inspirado na campanha norte-americana “Got Milk?”, o Got Food é um movimento que se dedica à organização de eventos para ajudar diversas associações de animais no Porto.

A ideia surgiu com a vontade de duas amigas fazerem uma venda de roupa usada e, com o dinheiro obtido, ajudar associações de defesa e proteção animal. Mariana Cúria, uma das fundadoras do projeto, refere que sempre gostou de animais e que “já ajudava várias associações do norte do país como voluntária”. A primeira recolha de donativos foi feita na loja de animais do irmão e, a partir daí, surgiram novas oportunidades.

O movimento, criado em 2010, organiza eventos em restaurantes, lojas e bares noturnos. Estes espaços atribuem uma percentagem das vendas, que reverte a favor dos animais, ou permitem uma recolha de alimentos.
Em julho, o “Got Food” uniu-se à música num concerto de beneficência, no Hard Club. Mariana afirma que “foi algo totalmente inovador” e que “os resultados falam por si”, pois angariaram imensos donativos, desde dinheiro a ração.

O “Got Food” é o primeiro projeto em Portugal que funciona como um elo de ligação entre as associações e o público. Segundo Mariana Cúria, esta novidade “aumenta a confiança das pessoas nos peditórios”, incentivando-as a ajudar. Além disso, nas campanhas, “todos os donativos são fotografados” e “é tudo divulgado”, pois “todos têm o direito de saber para onde foi o seu euro ou a sua saca de ração”. Apesar da crise, têm tido muito apoio, pois “as pessoas sabem que podem ajudar como quiserem”.

Os dois grandes objetivos para o próximo ano passam pela aposta nos patrocínios e pela organização de um evento por mês. Desde que foi criado, este projeto tem ajudado animais a encontrar novos donos e a viver com melhores condições. Assim, segundo Mariana Cúria, o “Got Food” existe para “contrariar a falta de vontade” e “para as pessoas deixarem de dizer que não sabem como ajudar”.