Com encenação de Nuno Cardoso, “Desejo sob os Ulmeiros” apresenta-se com uma co-produção da Ao Cabo Teatro e a ACE/Teatro do Bolhão e vai estar presente, de 9 a 18 de dezembro, no Teatro Nacional São João (TNSJ).

De 1924, este é um drama que se situa na oitocentista Nova Inglaterra. Narra a história de um velho agricultor (personagem baseada nas memórias do autor), dominador e patriarcal, que escraviza e aterroriza o ambiente familiar.

Eugene O’Neill, de origem irlandesa, foi o primeiro dramaturgo norte-americano a receber, em 1936, o Prémio Nobel. Recebeu, ainda, vários premios Pullitzer. A obra que vai estar presente a partir de hoje, sexta-feira, no TNSJ, representa uma América rural, que questiona constantemente o sonho americano.

“Violenta, apaixonada, sensual, sádica, exaltada, irascível, dura, transcendental”, foram as palavras possíveis do colaborador artístico de O’Neill, Robert Edmond Jones, para definir todo o ambiente que se vive na peça.

Desejo sob os Ulmeiros foi a última produção estreada na programação 2010-2011 do TNSJ, e regressa, agora, para encerrar o primeiro quadrimestre da nova temporada. A peça estará disponível de quarta-feira a sábado às 21h30 e domingo às 16h00.