Um concurso internacional para contratar um curador de Arquitetura Contemporânea para o Museu de Arte Moderna (MoMA) acabou por encontrar num português o candidato ideal. A escolha recaiu num professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), que assume o cargo já em janeiro.

Pedro Gadanho será, durante pelo menos três anos, curador no museu nova iorquino, um dos mais emblemáticos do planeta. Formado na FAUP, Gadanho é arquiteto, professor e curador, desenvolvendo, igualmente, projetos de investigação.

O arquiteto, entrevistado pela TVI24, explica que a escolha aconteceu na altura mais oportuna, tendo em conta a crise económica portuguesa. Participou, garante, pois percebeu que teria, assim, uma “oportunidade de passar de forma um pouco mais leve o «Cabo das Tormentas»” da conjuntura portuguesa atual.

Gadanho assume funções a 11 de janeiro, tendo por base um contrato de três anos, que poderá ser renovado. O arquiteto pretende ficar pelo museu durante seis anos, tempo suficiente para “desenvolver um trabalho interessante na área”.