A primeira sessão da terceira edição dos “Diálogos com a Ciência” já tem data marcada. Hoje, quinta-feira, na reitoria da Universidade do Porto, José Silva Peneda, ex-ministro do Emprego e da Segurança Social, e António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, vão discutir, a partir das 21h30, o futuro do Estado Social.

O debate marca a abertura desta terceira edição, que terá mais quatro sessões (sempre no mesmo dia e à mesma hora), prolongando-se até 20 de abril. Nesta edição [PDF], onde se vão debater assuntos como a Constituição ou a crise económica, estarão presentes personalidades como a ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, o ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência, Nuno Crato ou, até, Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça.

A edição é comissariada por Vicente Ferreira da Silva e tem, diz a UP em comunicado, como principal objetivo “criar pontes de contacto entre diferentes campos de saber”. As sessões são abertas à comunidade, para, assim, promover “a aproximação” da universidade à cidade e “à sua população”. A entrada está, no entanto, sujeita à lotação do Salão Nobre da Reitoria, onde vão decorrer todas as intervenções.