A notícia é avançada pelo promotor do empreendimento, a UrbaClérigos: o Passeio dos Clérigos, o empreendimento que nasceu na Praça de Lisboa, vai ser inaugurado em junho. De acordo com a UrbaClérigos, que apelida o projeto de “nova rua comercial da Baixa do Porto”, só quando o jardim estiver concluído “é que se perceberá como vai ficar”.

O Passeio dos Clérigos inclui, diz o promotor, “dez lojas, uma âncora de restauração já contratualizada com o conhecido espaço Shis e um café”. As restantes oito lojas terão “ofertas de moda e de lazer” e já estão em fase “de comercialização”.

A conclusão das obras estava prevista para “antes do verão de 2011”, mas tal não foi possível pois, como diz a UrbaClérigos, só em julho de 2010 conseguiu obter a “licença para início dos trabalhos de demolição e reforço de estrutura”.

O Passeio dos Clérigos surgirá, assim, “com uma arquitectura moderna e arrojada, que aposta num conceito de comércio de rua e privilegia a abertura do espaço à cidade”. Está ainda em processo de criação “uma nova e única passagem, idealizada como rua comercial pedonal a céu aberto”, responsável pela ligação entre a Livraria Lello e a Torre dos Clérigos.