São três as inaugurações que vão acontecer esta sexta-feira, 20 de janeiro, na Universidade do Porto (UP), num reforço das insfra-estruturas relacionadas com saúde.

A cerimónia de inauguração arranca às 10h00, com visita ao novo edifício da Faculdade de Medicina, junto ao Hospital de São João, logo seguida de uma sessão solene no salão nobre das novas instalações que o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Farmácia vão partilhar, já a partir deste semestre, segundo comunicado da UP.

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai marcar presença nas cerimónias com uma intervenção, a par do reitor da UP, Marques dos Santos, e dos directores das três faculdades.

O total do investimento nas novas instalações ronda os 61,5 milhões de euros e assinala, no caso do ICBAS e da Faculdade de Farmácia, o fim de anos de obras para a construção de edifícios desenhados, de raiz, para acolher estas unidades orgânicas da UP. O novo complexto situa-se nas traseiras do antigo quartel CICAP da rua D. Manuel II, próximo do Hospital de Santo António, e foi projetado por José Manuel Soares, também responsável pela requalificação do antigo edifício da reitoria da UP.

“Todas as instalações estão interligadas. Ou seja, as pessoas, queiram ou não, vão passar a conviver no mesmo espaço, o que pode potenciar colaborações interessantes”, garante o diretor do ICBAS, António Sousa Pereira.

Já a Faculdade de Medicina vai contar, agora, com “três novos edifícios conectados entre si com ligação subterrânea ao Hospital de São João”, a sudeste da atual faculdade, arquitetados por Manuel Gonçalves. O destaque, segundo a UP, centra-se nos dois edifícios “vocacionados para o apoio a atividades de investigação, que passarão a acolher alguns dos mais produtivos cientistas nacionais”.