Recentemente, uma nova onda de comédia tomou conta das redes sociais. Adaptando os conhecidos “memes” de sites como o 9gag ou o 4chan, muitas são as páginas que retratam situações do dia-a-dia português, sempre com muito sarcasmo à mistura.

O que é “meme”?

Um “meme” é um conceito que vira moda na Internet. Vídeos como o discurso de Paulo Futre ou a queda do skater Hélio Imaginário também podem ser considerados “meme”. No fundo, o termo abarca todos os fenómenos de popularidade na rede que são partilhados e adaptados até à exaustão um pouco por todo o planeta.

O fenómeno chegou agora também à Academia do Porto. A responsável pela página “Memes da Academia do Porto“, em entrevista ao JPN, diz que a ideia surgiu no final de dezembro. “Há várias situações engraçadas na minha faculdade que mereciam ser contadas. Em conversas com amigos de outras faculdades reparei que havia, igualmente, situações do género e decidi criar a página”, revela a estudante, que prefere manter o anonimato.

As entradas são criadas pela estudante, mas muitos participam na escolha e elaboração das brincadeiras. “Na página existe um e-mail para o qual todos podem mandar sugestões”, explica, adiantando que o processo é revisto e avaliado apenas por ela, única administradora do projeto.

Para já, a “experiência tem sido muito boa”, pelo que “é para durar”. “Nunca esperei tanta adesão”, confessa a estudante, que garante nunca ter recebido “feedback negativo” via email, apesar do conteúdo de algumas brincadeiras dizer respeito a faculdades específicas. “O feedback negativo que vejo são comentários postados na página”, diz.

Com o sucesso da iniciativa, abraçada por mais de oito mil estudantes, surge a vontade de avançar com novas ideias. Um dos possíveis novos projetos pode marcar a passagem do online para o “mundo real”, com a organização de “uma festa onde todos os fãs da página se possam divertir e interagir”.

A Queima das Fitas também não é descurada, claro está. “Na Queima das Fitas, todos os estudantes usam sweatshirts e t-shirts alusivas à sua faculdade, curso e à própria queima. Por que não criar sweatshirts com memes relacionados?”, refere, adiantando que também poderá haver a possibilidade de ter um espaço no Queimódromo.

A página dos Memes da Academia do Porto não foi, no entanto, a primeira do género a ser criada. Outras universidades portuguesas também já têm representação no fenómeno e muitas faculdades e institutos também já possuem página própria.