A iniciativa já arrancou em 2011, mas ainda há tempo para enviar candidaturas para o “Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário”. Até 30 de abril, o Museu Nacional de Imprensa e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM esperam receber provas do humor dos universitários de língua portuguesa.

A segunda edição do concurso tem como objetivo “fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de idioma português, através da linguagem universal do humor”, com enfoque no uso das tecnologias multimédia, designadamente a Internet.

O regulamento dita que podem concorrer estudantes de licenciatura e pós-graduação inscritos em qualquer instituição de ensino superior de qualquer país de expressão portuguesa. Cartoon, charge, caricatura e banda desenhada são as categorias a concurso. Cada concorrente pode candidatar um máximo de três trabalhos por categoria.

Todos os desenhos devem ser “obrigatoriamente enviados em suporte digital” para o Museu Nacional de Imprensa ([email protected]) e para a INTERCOM ([email protected]). A entrega dos prémios será feita numa cerimónia pública a acontecer durante o Congresso Internacional da INTERCOM. Os trabalhos selecionados vão, ainda, integrar uma exposição a realizar no Museu Nacional de Imprensa, no Porto.