O Café Concerto da ESMAE recebeu, na segunda-feira, a apresentação do recém criado Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual, ou Cena.

Esta nova organização, que nasceu da união do Sindicato dos Músicos e do Centro Profissional do Setor Audiovisual e a Plataforma dos Intermitentes, visa “ultrapassar a precariedade” do meio. O grupo é, por isso, dirigido a profissionais de áreas artísticas como o cinema, o circo, a dança, o teatro ou a música.

A Cena pretende, assim, “criar pontes de diálogo entre os profissionais do setor, os empregadores e o Estado”, diz a página oficial. “Precisamos da Cena para a defesa dos nossos direitos e valorização das nossas atividades”, reza o grupo, que oferece apoio jurídico aos profissionais da área que dele precisem.

“Este novo sindicato pretende responder às questões laborais, de cidadania, valorização profissional e direitos sociais de quem trabalha na Música, no Teatro, na Dança, no Cinema, na Televisão, nas Artes Circenses e nas outras Artes Performativas e Audiovisuais”, garantem.

Paralelamente, o grupo pretende promover iniciativas dentro da área para auscultar os profissionais quanto aos seus principais problemas. No Porto, esta primeira tertúlia sectorial serviu para apresentar o projeto e “ouvir o que as pessoas acham essencial ser discutido”, bem como dar a conhecer o trabalho de alguns dos artistas presentes, em concerto. Em abril, serão eleitos e conhecidos os dirigentes.