Na noite de hoje, quarta-feira, já se vão sentir os efeitos de mais uma greve no setor dos transportes, a primeira de 2012, convocada para quinta-feira. Esta medida surge como contestação dos sindicatos às medidas de reestruturação do setor anunciadas pelo Governo, entre as quais figuram privatizações e reduções de serviços.

Para quem usa os Comboios de Portugal (CP) para se deslocar, há que ter em atenção a possibilidade de ocorrerem “algumas perturbações nos serviços urbanos de Lisboa e Porto, no período da noite”, alerta a CP, em comunicado.

Quinta-feira espera-se um dia de muitas complicações nos transportes, apesar da realização obrigatória de 20% das circulações, como serviços mínimos. Estes 20% significam, na prática, que apenas 294 viagens estão asseguradas, contra as mais de 1400 diárias que a CP realiza.

No que diz respeito aos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), também se podem esperar contratempos, tendo em conta que a greve demora 24 horas e a empresa não terá serviços mínimos. As linhas 10, 55, 61, 64, 68, 69, 70, 94 e ZR, no entanto, não serão afetadas, garante a empresa. Já o Metro do Porto vai circular com normalidade, pois os trabalhadores da empresa decidiram não aderir à paralisação.

Os serviços já devem estar regularizados na manhã de sexta-feira, acreditam as empresas, mas as perturbações nos serviços urbanos da CP que servem o Porto podem, ainda, afetar alguns clientes durante as primeiras horas do dia.