O Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC) do Porto apresentou a programação para 2012. À Invicta vão chegar Daniel Pinheiro, Nijinsky e um flashmob em honra do Dia Internacional da Dança.

Como associação cultural sem fins lucrativos, o Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC) existe desde 1997. Define-se como um “polo dinamizador” para a criação, exploração e fomentação da dança contemporânea, na área metropolitana do Porto. Na passada segunda-feira foi apresentada a programação para 2012.

Este ano, a sua atividade dará destaque ao público infanto-juvenil. Propõe, para as crianças entre os 6 e os 15 anos, o ateliê Casa Subterrânea, um projeto de Cristina Rocha em colaboração com Wilma Moutinho, que se foca na interação do movimento com outras áreas artísticas. Também para os mais pequenos estão agendadas várias ações de formação.

Leonor Barata apresentará “À maneira de…”, uma abordagem à história da Dança. Depois das primeiras sessões de homenagem a Isadora, Mary e Laban, seguem-se as de Nijinsky, Martha e Merce Cunnigham. Estão ainda previstas mais três, ainda sem nomes avançados.

Para celebrar o Dia Internacional da Dança – 27 de abril – , o NEC tem agendado um flashmob coordenado por Cristina Rocha, Gilberto Oliveira, Paulo Pimenta, Teresa Prima e Vera Mota. A intervenção terá lugar na avenida Rodrigues de Freitas, no Porto.

Espaço 6×6

Há ainda tempo para um Ciclo Cinema Coreografia (C-C-C), com sessões de apresentação de coleções pessoais e registos de vídeo pertencentes ao Centro de Documentação do NEC. A Aula Magna da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) servirá de palco para a projeção.

Por fim, haverá, durante todo o ano, o programa 6×6 – um espaço criativo destinado a estudantes de artes e criadores. O espaço será disponibilizado entre 3 a 6 semanas a quem concorrer e ser-lhe-á entregue a chave, para que haja total liberdade criativa.

O Espaço 6×6 vai, ainda, ser palco de exposições, performances e outras manifestações artísticas e contará com a presença de artistas como o português André Sousa, Andros Zins-Browne, Ben Evans, Cristiana Rocha, Gui Garrido ou Stina Nyberg. O destaque do 6×6 vai para o artista convidado de 2012, Daniel Pinheiro, ex-bolseiro do NEC e atual estagiário em Nova Iorque, ao abrigo do programa de estágios INOV ART.